domingo, 10 de abril de 2011

Saudades da linda Jeri

Depois de alguns anos de espera, eu e meu marido conseguimos nos programar para conhecer a tão falada Jericoacoara, no Ceará. Estivemos lá neste carnaval de 2011 e só tenho lembranças boas da linda e tranqüila Jeri.
Eu li o post do Viaje na Viagem com as dicas de pousadas do Ricardo Freire. Entrei em contato com quase todas e acabei optando pela Pousada Jeribá por uma questão de preço, beleza, charme e principalmente localização. Em Jeri há pousadas mais caras, como a Mosquito Blue e a Chili Beach. Mas também é possível encontrar outras bem mais baratas, especialmente as situadas na vila, e não a beira mar. 
A Jeribá é bonita, com tudo novinho e bem conservado e tem atendimento gentil. Ao invés daqueles shampoos, condicionadores e sabonetes de qualidade duvidosa que quase ninguém usa, eles abastecem o banheiro com miniaturas da Natura, um mimo que me agradou em cheio. O quarto – ficamos no standard – é amplo e confortável. A área externa é bem interessante, com muito verde e uma vista mais do que privilegiada, desfrutada no conforto das espreguiçadeiras. Por falar nas espreguiçadeiras, para mim elas significam o ponto alto da Pousada Jeribá. Outro destaque foi o café da manhã, também com vista para o mar. Além do buffet self-service, tapiocas, panquecas e waffles feitos na hora. Delícia!
Nossa visita a um dos principais pontos turísticos de Jeri, a Pedra Furada, foi logo cedinho pela manhã. Fomos caminhando pelo alto do Morro do Serrote porque a maré estava alta. Levamos uns 50 minutos para chegar lá. O lugar é realmente muito bonito e certamente nos renderia fotos maravilhosas, não fosse o número de turistas embaixo e em frente a ela. Esperei o máximo que pude pelo momento do clique perfeito, mas simplesmente não rolou. Um grupo grande de pessoas se acomodou na “piscina” formada sob a pedra e de lá não mais saiu, então desistimos e fomos embora sem nossa sonhada imagem.
Achei um barato aquele monte de gente, de todas as idades, subindo a Duna do Pôr do Sol aos fins de tarde. Estive ali por dois dias, mas infelizmente o tempo nublou. De qualquer maneira, foi ótimo e tirei fotos e mais fotos.
Na segunda-feira de Carnaval fomos até as lagoas Azul e Paraíso. A primeira é bonita, mas não me impressionou tanto. Ficamos cerca de uma hora e meia e seguimos para a Paraíso, que eu achei maravilhosa. A água super azul convida para um descanso nas redes dentro d’agua.
O Club Ventos, ponto de encontro badalado de Jeri e vizinho da Pousada Jeribá, era talvez o local de maior o agito na praia. Entre pranchas de surf e taças de espumante turistas chegavam e partiam durante todo o dia.
Minha conclusão sobre Jericoacoara é a seguinte: a gastronomia local me surpreendeu positivamente. O nível das pousadas me pareceu bem alto. Achei o povo muito solícito e simpático, sem aquela malandragem - no sentido bem negativo da coisa - que a gente vê em algumas localidades do Brasil. A praia de Jeri tem um estilo mais de se apreciar do que de desfrutar dela propriamente. Com uma onda atrás da outra o tempo todo, ela é perfeita para surfistas e windsurfistas. De qualquer maneira eu simplesmente amei cada minuto e quem sabe não volto um dia. 
Anotações
Usamos milhas Smiles para voar até Fortaleza na sexta-feira. Chegamos tarde da noite e dormimos no Ibis, também com milhas, neste caso vouchers do A-Club. Após algumas horinhas de sono embarcamos num ônibus da Viação Redenção rumo a Jericoacoara.
As passagens de ônibus da Redenção já incluem os tickets da jardineira usada na reta final da viagem (de Jijoca a Jeri). Meu conselho: só faça o trajeto Jeri-Fortaleza pela Redenção se seu vôo for noturno. Caso contrário, desembolse um pouco mais e alugue um 4X4. É mais seguro! No meu caso a jardineira quebrou e eu entrei num leve pânico com medo de perder o vôo de volta para o Rio.
A vila de Jericoacoara tem um jeito totalmente Jericoacoara de ser: sem asfalto e sem iluminação.
No carnaval o preço cobrado para um buggy da Associação de Bugueiros nos levar até as Lagoas Azul e Paraíso era 180 reais. A própria pousada acertou tudo para a gente. Como era muita procura para pouco buggy, nos perguntaram se aceitaríamos dividir o carro com outro casal. Dissemos sim e pagamos então 90 reais.
Não entrei em nenhuma delas, mas olhando de fora as pousadas que eu achei mais simpáticas foram Mosquito Blue, Vila Terra Viva e Wind Jeri.
Restaurantes que eu fui e indico:
Nômade (Rua da Farmácia) – pizzas e massas
Bistrogonoff (Beco do Guaxélo) – peixes, carnes, massas
Tamarindo (Rua da Farmácia) - pizzas crepes, peixes, carnes
Restaurante da Pousada Jeribá (Rua do Ibama) - peixes, carnes, massas
Carcará (Rua do Forró) - frutos do mar
Leonardo da Vinci (Rua Principal) - comida italiana