domingo, 1 de maio de 2011

Cidade Eterna

Há sete meses eu desembarquei em Roma após passagens por Paris e Amsterdam. Era minha primeira vez na Itália e também na Europa.




Eu e meu marido estávamos cheios de expectativa por esse país. Era o que ele mais sonhava em conhecer. E com a católica fervorosa que existe em mim, nem preciso dizer muito...




Passamos 6 noites em Roma. O clima ameno de setembro permitia horas e horas batendo perna. Fiquei impressionada com a quantidade de fontes ou fontanas que a cidade exibe. Algumas exuberantes e bem cuidadas. Outras menores, mas não menos românticas.




Nosso mochilão de 1 mes pelo velho continente foi organizado ao longo de 6 meses. O último hotel reservado foi o de Roma, devido a dificuldade que eu tive em encontrar um hotel decente e com preço acessível ao nosso bolso.

Pretendíamos gastar no máximo uns 130 euros por noite. Acabamos desembolsando 175 no Hotel Opera Roma. Foi disparado o hotel mais caro que ficamos em toda a nossa viagem. Pelo menos valeu a pena. O Opera Roma (Via Firenze, 11) tem café da manha incluído, internet de graça no quarto e na recepção, conta com suítes novas e de muito bom gosto. Está localizado no bairro Repubblica, que eu achei ótimo e bem central.

Logo na primeira noite, recém chegados, fomos caminhando até a Piazza Di Spagna. Pena que a escadaria da Santíssima Trindade dos Montes, em frente a Fontana Della Barcaccia (bem pequena, para nossa surpresa!), não estava enfeitada com aquelas flores maravilhosas que a gente havia visto em fotos na Internet. A concentração de turistas ali é absurda. Fica complicado arrumar um espaço pertinho da fonte para tirar uma foto. 







Um dos meus lugares favoritos foi a Piazza Navona. Ao centro dela está a imponente Fontana Dei Quattro Fiumi, cujas estátuas representam os rios Ganjes, Nilo, Danubio e Da Prata. Outras duas fontes menores nas extremidades da praça compõem o visual. Na Piazza Navona está a Embaixada do Brasil na Itália. Sortudos os funcionários dali, penso eu.




Linda demais é a Fontana Di Trevi. Para garantir o seu retorno a Roma, a tradição manda jogar nas águas super azuis da fonte - de costas e com a mão direita - uma moeda por cima do ombro esquerdo. Eu que não fui boba de perder a oportunidade.


 

A fila para conhecer o Coliseu era enorme então caminhamos até a banca de jornal mais próxima e compramos nossos Roma Pass. O passe nos permitiu “furar fila” honestamente. Quem se interessa por história, o lugar guarda muitas delas. Eu acho que não tem como ir a Roma e não visitar o Coliseu. A oportunidade é única.  




Na saída do Coliseu – depois de horas e horas – seguimos com o mesmo ingresso para o Palatino e o Foro Romano. A caminhada é longa e um pouco cansativa, então, prepare o par de tênis. Ver de pertinho construções que datam de séculos a.c para quem nunca havia saído das Américas foi realmente muito bacana. Um dos pontos altos: conhecer a Casa de Augusto, o imperador.   






Anotações:

Pesquise antes de entrar nos restaurantes localizados em áreas muito turísticas. Em geral são caros e de qualidade fraquíssima. Me serviram um pedaço (pequeno!) de lasanha que eu podia jurar que era requentado num restaurante na Piazza Navona. Um horror!  

As Vias Condotti e Montenapoleone são poderosas! Reúnem algumas das mais chiques lojas de Roma. Então se prepare para admirar as vitrines de: Bottega Veneta, Ferragamo, Gucci, Hermes e Prada.  

O Capitolini, segundo uma pesquisa que eu fiz antes da viagem é o museu mais antigo do mundo. Gostamos muito desse museu.




Gostei demais de conhecer o Pantheon, a Piazza Venezia, a Bocca de la Verità e a Piazza Del Papolo. 


Fomos até a Vila Borghese, mas não pudemos conhecer a galeria porque nos disseram que deveríamos ter feito reserva. Fiquei bem chateada, porque já estávamos com ingressos nas mãos (Roma Pass). 

A quantidade de carros Smart nas ruas e calçadas surpreende. Tive que fotografar!


Minha conclusão

Roma é uma cidade apaixonante. Muito romântica e bonita. Ao contrário do que eu ouvi de duas pessoas antes de ir para lá (comentários desnecessários diga-se de passagem...), a capital italiana tinha ruas limpas e organizadas.

Acho que vale a pena pesquisar sobre os bons restaurantes, porque eu caí em algumas furadas. De qualquer maneira, comi muito espaguete, pizza, presunto de Parma, nhoque e experimentei o verdadeiro tiramisu. Isso sem falar nos vinhos...

Quando eu estava em Roma só pensava "eu tinha que ser mais culta, devia ter lido mais, porque agora eu estou aqui e esse lugar tem tanta história bem na minha frente".     

Num próximo post vou escrever sobre o Vaticano


  

Girls in NY



Minha amiga linda Alyne com Bruna e tia Lena estão em Nova York nessa hora. 
Curtam muuuuito!


Foto: Eduardo Amaral