segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mil Dias na Toscana



Antes mesmo de terminar de ler Mil Dias em Veneza eu estava decidida a comprar também o Mil Dias na Toscana, da mesma autora, a chef de cozinha americana Marlena De Blasi.

Meu interesse inicial por esses livros foi mesmo pelo fato de as histórias se passarem na Itália. Só esse detalhe já me dava vontade de ler, porque eu sabia que o cenário - mesmo que imaginário - seria dos melhores.

Confesso que eu preferi o Mil Dias em Veneza, especialmente por se tratar do começo de um romance real que mais parece conto de fadas, digno de virar filme um dia. Mil Dias na Toscana, por sua vez, deixa o romantismo um pouco de lado e mostra a vida de Marlena e Fernando em um novo endereço.

Foi um livro um pouco difícil de ler para mim, porque não prendia tanto minha atenção. Teve momentos em que eu fiquei tentada a parar no meio. Mas como eu costumo terminar as coisas que eu começo, resolvi me esforçar. Acabou valendo a pena, porque na reta final a história engrena e um grande segredo é revelado.

Nem de longe foi meu livro favorito, mas foi bacana ver como uma grande amizade pode transformar as vidas das pessoas. Outros detalhes que me agradaram muito foram os trechos em que Marlena fala sobre os pratos deliciosos que ela prepara e experimenta e sobre suas “aventuras” por oliveiras de onde saem os melhores azeites.

Para os aprendizes de chef, Mil Dias na Toscana também conta com algumas receitas.