quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nova York - Parte I





Eu tinha ido aos EUA apenas uma vez, em 1994, com minha irmã, duas amigas de infância e mais um grupo gigante de adolescentes em uma “excursão” (era assim que chamava antigamente... rsrs) de quase 20 dias pela Flórida. Passamos por Orlando, Tampa, Fort Lauderdale e Miami, pelo que me lembro.

Depois disso, após declinar de um convite do meu pai para ir novamente, dois anos mais tarde, para os mesmos lugares e na mesma “excursão”, desta vez acompanhando não apenas minha irmã, mas também meus primos - com 17 anos não estava mais interessada na Disney - só consegui voltar aos EUA em 2009, nos meus 30 anos. 

A espera foi longa e a cidade escolhida era uma que não saía da minha cabeça há séculos: Nova York. Eu tinha uma vontade absurda de conhecer aquela NY dos seriados que eu acompanhava (meu lado nerd se manifestando...) e dos filmes que eu via. E como era minha primeira vez ali prometi a mim mesma que faria uma viagem “completa” e que não iria embora sem conhecer pelo menos 80% das atrações mais importantes da cidade.




Não sei se consegui atingir esses números tão ambiciosos, mas fiquei bem satisfeita com a programação maravilhosa – modéstia a parte – feita por mim e meu marido.





Neste ano de 2011, em agosto, conseguimos inesperadamente voltar a Big Apple. Desta vez não fiz um roteiro ultra detalhado e não tínhamos a menor pretensão de “bater ponto” nos lugares super turísticos. Tentamos curtir sem aquela ansiedade toda o que a cidade mais cosmopolita, vibrante, linda e crowdiada do planeta tinha para nos oferecer.





Abaixo, vou relacionar as atrações – algumas gratuitas – visitadas por mim e por meu marido no ano de 2009 e que com certeza valem super a pena. Num próximo post, detalho as deste ano de 2011.

Estádio dos Yankees: Pegamos o metrô rumo ao Bronx não só para conhecermos o célebre estádio de baseball. Queríamos viver a experiência dos americanos loucos pelo esporte e compramos pela internet, ainda aqui no Brasil, dois ingressos para assistirmos a uma partida. O jogo em si foi um tanto chato pro meu gosto e obviamente não entendíamos muita coisa, mas não dá tédio algum porque há intervalos com música alta o tempo todo e o povo levanta animado para beber e comer. Saímos um pouco antes do fim da partida achando que valeu cada centavo, pois foi algo novo que não teríamos a oportunidade de vivenciar se não fosse ali.




Culto de domingo: Nosso objetivo era conhecer o famoso bairro negro de NY, o Harlem, e participar de um culto de domingo na conhecidíssima Abyssinian Baptist Church. Sabia que tínhamos que chegar cedo, mas não imaginava o quanto. A fila dobrava quarteirão, com centenas de pessoas, quando um membro pouco educado grita bem alto para todos irem embora, porque ninguém mais iria entrar. Para não perder a viagem, resolvemos procurar outra igreja do mesmo estilo. Acabamos entrando na Salem United Methodist Church e foi uma experiência bem diferente para uma católica praticante e tradicional como eu. Assisti a uma parte do sermão, bati palmas com as músicas, fiz minha oferta e ainda troquei cumprimentos com senhorinhas idosas bem vestidas, de chapéu e tudo. Bem legal! 

St Patrick Cathedral: A mais linda das igrejas. Com estilo gótico, muitas velas acesas simbolizando pedidos e agradecimentos a Cristo e o órgão enorme e imponente ao alto, a St Patrick atrai um batalhão de turistas. Boa parte deles, incluindo eu, aproveita para assistir a uma das missas, que são rezadas durante todo o dia.       



Broadway / Mamma Mia: Nossos ingressos foram comprados aqui no Brasil, pela internet. O espetáculo é divertidíssimo, ainda mais para quem gosta das músicas do ABBA. Demos muita sorte, pois os atores/cantores – incluindo os substitutos - que se apresentaram na nossa noite eram todos excelentes.

Broadway/O Fantasma da Ópera: Também compramos pela internet. Musical mais antigo da Broadway que apesar dos inúmeros prêmios e elogios não faz minha cabeça. Mas esta é uma opinião bem pessoal mesmo. Conheço gente que AMA o Fantasma e já assistiu um montão de vezes.  
  
Central Park: O lugar já serviu de cenário de dezenas de filmes. Sugiro gastar horas caminhando, sem se preocupar com o relógio. Eu comprei umas comidinhas no Whole Foods at Columbus Circle e fiz um piquenique com meu marido. Também alugamos bicicletas no Columbus Circle para passear. Foi bem bacana! Ah! Imperdível também o memorial Strawberry Fields, dedicado ao beatle John Lennon e a romântica fonte Bethesda Fountain.






Estátua da Liberdade/Ellis Island: Chegamos até lá de ferry boat com ingressos New York City Pass nas mãos. Achamos o passeio ótimo e almoçamos hambúrguer com fritas no restaurante do local. Gostei de visitar Ellis Island e foi muito especial conhecer o lugar por onde os imigrantes de todas as partes do mundo chegavam em busca do sonho americano. Tinham algumas histórias tristes de pessoas que não eram aceitas e acabavam obrigadas a voltar para os seus países de origem. Fotos, documentos e objetos da época atraíram muito minha atenção.



Madison Square Garden: Durante os dias que passamos em NY, não havia nenhum jogo de basquete marcado ou algum show que nos interessasse. Mas como queríamos muito conhecer o Madison, compramos entradas para a visita guiada. 


Chinatown: A região é uma confusão só. Muita gente, muito comércio, muitos mercados. Não comprei nada ali, não fiz questão de entrar nas lojas, nem ir a nenhum restaurante. Apenas passeamos pelas ruas até chegarmos ao Little Italy.


Little Italy: Se resume a uma área minúscula já que os chineses dominam a região. A rua lotada de restaurantes tem seu charme e os garçons disputam clientes sem nenhuma timidez.


MoMa: Museu de arte moderna, conta com obras de Picasso, Salvador Dali, Frida Kahlo... Adorei os retratos de Andy Warhol e as pinturas gigantescas de Pollock.



Metropolitan Museum of Art: Entrada super imponente, interior lindo e obras de cair o queixo. Foi o preferido do meu marido.



Museu da Historia Natural: Enorme e muito interessante para crianças e para quem gosta de animais e dinossauros.


Rockefeller Center: Engloba um complexo de prédios comerciais. Como fui no verão não tinha aquela pista de patinação que todo mundo conhece. Fica lotado de turistas, numa área bem legal, próximo a muitas lojas.


Loja NBC: Na área do Rockefeller. Um barato para quem curte seriados como eu.

Times Square: Meu lugar favorito de NY. Eu ouvi de um amigo que mora na Big Apple que os novaiorquinos não gostam de passar pela Times Square, porque fica muita cheia e caótica. Mas como eu sou turista não me importo nem um pouco com a muvuca. Pelo contrário. Eu gosto! E ainda faço questão de ir até a Times Square todos os dias e aproveito para tirar milhões de fotos daquela confusão visual formada pelo número absurdo de letreiros e gente do mundo todo.



Naked Cowboy: Personagem de rua que agita a Times Square usando apenas cueca e chapéu e botas de cowboy. Segurando um violão, o loiro alto exibe seu corpo musculoso até mesmo no dias de inverno. A turista mais ousada pode tirar uma fotografia com a mão no traseiro dele pagando apenas uma gorjeta.  

Quinta Avenida: Endereço mais luxuoso de NY. Sabe as grifes mais chiques do mundo? Aquelas que a gente só conhece por comerciais ou de ouvir falar, mas nunca colocou os pezinhos dentro de uma de suas lojas? Então... elas estão todas lá. Mas não desanime, pois o luxo, glamour e poder dividem espaço com marcas mais acessíveis para a classe média.

Whashington Square Park: Adorei esse parque localizado no Greenwich Village. Tem uma energia boa, com um arco lindo na entrada, fonte e muitos alunos da NYU.



Soho: Bairro que tem uma excelente reputação, artístico e muito interessante para compras. O Dean & Deluca do Soho é maravilhoso.

Greenwich Village: Bairro tranqüilo e bonito e onde está a Gay Street.


Macy’s: Muito mais do que uma gigante loja de departamentos. É ponto turístico mesmo! Minha dica: fique de olho nas peças que estão com remarcações. A Macy’s costuma lançar promoções todos os dias.

Madame Tussauds: Estávamos ansiosos por conhecer as famosas estátuas de ceras das celebridades. O ingresso tinha o preço um pouco mais “salgado” do que os outros museus. Mas é divertidíssimo e localizado numa rua animada do Theatre District.



Grand Central Terminal: Outro ponto da cidade também muito mostrado em filmes. Tem alguns restaurantes e lojas.


Empire State Building: Amei. Talvez tenha sido meu momento favorito em NY. Foi quando eu pensei “nossa, nem acredito que finalmente estou aqui!”. A vista é um arraso e rende MUITAS fotos.




Ponte do Brooklyn: Fizemos o trajeto Manhattan-Brooklyn a pé e voltados de metro. A ponte é bonita demais, proporciona um visual bem bacana, mas cuidado com os ciclistas apressados!


South Street Seaport/Pier 17: Demos uma passada ali somente para conhecer mesmo. Tem muitos barcos ancorados, diversas lojas e restaurantes. Achei legal. Um bom espaço de entretenimento no sul de Manhattan.


Financial District / Wall Street: Região bem ao sul. Sugiro ir até lá quando voltar da Estátua da Liberdade. Dá para conhecer a emblemática Bolsa de Valores de NY, a Trinity Church e o Charging Bull, famoso touro de bronze que é um símbolo de Wall Street.



Ground Zero: Local onde estavam as torres gêmeas derrubadas em 11 de setembro. Muito tocante. Em 2009 as obras ainda em fase mais inicial.


Trump Tower: Na Quinta Avenida, o altíssimo prédio de Donald Trump realmente chama a atenção pela sofisticação.

Radio City Music Hall: Casa de espetáculos que integra o Rockefeller Center. Grandes nomes da música passaram por ali, e também a trupe do Cirque Du Soleil.


New York Public Library: Aquela biblioteca maravilhosa na qual Carrie iria se casar com Mr. Big no filme Sex And The City. Em 2009 conseguimos entrar, mas não nos deixaram percorrer todas as áreas, pois já tinham encerrado o horário de visitação. Mas este ano pude explorar cada pedacinho permitido.  

Bryant Park: Ao lado da Public Library, esse parque fica numa área bem charmosa de NY. Ali aconteciam os desfiles da Semana de Moda de Nova York. Muitos novaiorquinos passam seus horários de almoço no Bryant.



Onde comprar:

Forever 21: 693, Quinta Avenida.

H&M: 558, Quinta Avenida.

Abercrombie & Fitch: 720, Quinta Avenida.

American Eagle Outfitters: 1551-1555, Broadway.

Aeropostale: 1515, Broadway.

Victoria’s Secret: 115, Quinta Avenida.

Macy’s: 151, West 34th.

Duane Reader: 280, Broadway.

Coach: 595, Madison Ave.

Marc Jacobs: 163, Mercer Street.

MAC: 712, Quinta Avenida.

Sephora: 555, Broadway.

Apple Store: 767, Quinta Avenida.

Century 21: 22, Cortlandt Street.

Gap: Broadway, 750.

The North Face: 139, Wooster Street.

B&H Photo Video: 420, 9th Avenue

Best Buy: 622, Broadway.


Eu fui e indico:

Hard Rock Café: Comida típica americana. O mais bacana Hard Rock que já fui. 1501, Broadway.

Planet Hollywood: Comida americana. O ambiente em 2009 estava meio caído, mas os pratos estavam gostosos. 1540, Broadway.

La Bonne Soupe: Comida francesa. Experimente o quiche lorraine. 48 West 55 th Street.

Grimaldi’s: Pizza italiana legítima. 19 Old Fulton St, Brooklyn. 

Da Gennaro: Comida italiana. 129 Mulberry Street (Little Italy).

Olive Garden: Comida internacional. Massas, saladas, carnes. 2, Times Square.

Brother Jimmy’s: Carnes, sanduíches. 416, 8th Avenue.

Corner Bistro: O hambúrguer deles esta entre os melhores de NY, segundo guias especializados. 331 West, 4 th Street.

Junior’s: Comida americana. Oferece coisas boas do café da manhã até o jantar. A cheesecake deles já foi eleita a melhor de Nova York. 1515, Broadway.



Dean & Deluca: Empório gastronômico com varias lojas pela cidade. Doces, salgados, pães, especiarias, geléias...  560, Broadway.

Gray’s Papaya: Considerado o melhor hot dog de NY. O ambiente é bem simples, mas o cachorro quente deles realmente merece o título. 402, Avenue of the Américas.

Nathan’s Famous: Outro hot dog bastante festejado. Gostoso, mas ainda prefiro o Gray’s. 655, West 34 th Street.

Magnolia Bakery: Antes mesmo de os cupcakes virarem febre aqui no Brasil, eles já eram bem populares nos EUA. Em NY, a Magnólia é a loja mais famosa onde se encontram os deliciosos e lindos bolinhos. 1240, Avenue of the Américas.