segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Mercados de Natal da Europa





Os Mercados de Natal dão um brilho especial a qualquer viagem para a Europa. Pena que esse seja um privilegio apenas para quem tem a oportunidade de viajar para o velho continente no fim do ano.

Ir para a Europa em pleno novembro/dezembro não era exatamente o que a gente queria. O medo do frio era grande, mas não tínhamos outras opções de data. Caprichamos então nos agasalhos, cachecóis e roupas térmicas. Eu resolvi parar de choramingar e comecei a pensar nas vantagens de viajar nessa época.

A principal delas era justamente o Natal, minha data comemorativa preferida. Eu adoro o espírito e a atmosfera que rolam nessa época do ano, então me animei ao incluir os Christmas Markets nos nossos roteiros.

Os mais famosos, sem sombra de dúvidas, são os da Alemanha. Mas a Áustria também é referência no assunto. Com uma combinação campeã de gastronomia, artesanato e decoração tipicamente natalina, essas feiras reúnem moradores e turistas num ambiente super família.

Quando estive em Madrid e em Praga, acompanhei a montagem das feiras natalinas na Plaza Mayor e na Praça da Cidade Velha, respectivamente. Fui embora antes que elas fossem inauguradas, mas pelo menos consegui passear por outras duas pequenas ferinhas natalinas bem fofas que já estavam acontecendo em Praga.

Feira na Praça da Cidade Velha, Praga


Em Barcelona, na frente da Catedral, no Bairro Gótico, uma grande feira de Natal enfeitava a rua, mas achei meio fraquinha, sem graça. 

Já em Viena logo na chegada fui conhecer o crowdeado Christkindlmarkt, realizada na Rathauplatz. Enorme, o mercado conta com dezenas de barraquinhas vendendo vinho quente, pão com salsicha, crepes, chocolates, artesanato e enfeites de Natal. Para completar, neve. Melhor impossível!


Christkindlmarkt, na Rathauplatz, Viena

Christkindlmarktna Rathauplatz, Viena


Também em Viena estive no Schoenbrunn Palace Christmas Market e no Christmas Village, na Maria-Theresien-Platz.

Schoenbrunn Palace Christmas Market, Viena

Schoenbrunn Palace Christmas Market, Viena


Em Londres fomos ao Winter Wonderland, no Hyde Park. Esse é uma mistura de mercado natalino com parque de diversões. Bem localizado, produzido e organizado, o Winter Wonderland é excelente opção para quem tem crianças, mas agrada aos marmanjos também. Adorei!

Winter Wonderland, no Hyde Park, Londres

Winter Wonderland, no Hyde Park, Londres


Ainda na terra da Rainha estivemos no Southbank Christmas Market, pertinho da London Eye, nas margens do Tâmisa. Gostei bastante das barraquinhas, com varias opções de comidinhas alemãs bem parecidas com as que eu tinha visto na Áustria.

Enfim, foram experiências muito bacanas para um casal dos trópicos como nós. E ganhar neve de presente, não teve preço!