quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Viena - Meu roteiro de 3 noites


A gente decidiu passar por Viena quando já estava nos preparativos finais de nossa viagem para a Europa. Sempre achei que devia ser um lugar bonito e tinha uma curiosidade a mais pela cidade por conta do filme “Antes do Amanhecer”, que eu amo, e foi rodado lá. 

Primeiro dia... 

Rathausplatz

Chegamos de trem, vindo de Praga, e passamos 3 noites em Viena. O céu começava a escurecer e logo de cara fomos conhecer a Rathaus (ou Prefeitura, ou City Hall). Nos jardins em frente a ela, na Rathausplatz, acontecia o Vienna Christmas Market

Como já era dezembro, a cidade estava toda enfeitada e com aquele clima meio mágico de fim de ano que eu adoro. Já falei sobre os mercados de Natal aqui logo que cheguei das férias. 






Maria-Theresien-Platz
Caminhamos um pouco mais e chegamos até a Maria-Theresien-Platz, onde ficam o Natural History Museum e o Art History Museum. Na praça estava rolando a Christmas Village, outra ferinha bem simpática. Por ali está o MuseumQuartier, que abriga diversos museus importantes. Cogitamos entrar no Leopold, mas já era tarde, tínhamos enfrentado uma viagem de trem e acabamos desistindo. 

  
Torta Sacher
Para fechar a primeira noite em Viena, seguimos rumo ao Hotel Sacher, um 5 estrelas super charmoso, numa localização ótima, para experimentarmos a tão falada Torta Sacher. O povo faz fila para comer o bolo de chocolate mais famoso da Áustria. Mas vou deixar esse tópico para um outro post.  


Segundo dia...

Palácio de Hofburg 
O segundo dia, meu favorito (depois conto o motivo), começou com uma visita ao Palácio de Hofburg, os apartamentos imperiais e o Museu Sissi. De lá fomos para a Igreja de São Miguel. Era hora da missa, então a basílica estava lotada. Gostei muito daquela área, bonita, com diversas carruagens, estilo conto de fadas.




No Centro
Depois seguimos para o Centro da Cidade, mais precisamente para a Stephansplatz, onde a estrela do pedaço é a Stephansdom (Catedral de São Estevão), linda de morrer! Pertinho fica a Casa de Mozart (Mozarthaus), que também visitamos, e a famosa doceria Manner. A próxima parada foi o Figlmueller, onde é servido o mais famoso schnitzel de Viena
Ali na Stephansplatz diversos vendedores vestidos a caráter oferecem ingressos para os muitos espetáculos e óperas que acontecem na cidade. Mas preferimos ir até a Ópera de Viena e comprar algum ticket por lá mesmo. 



Ópera de Viena
Por apenas 4 euros por pessoa adquirimos um ingresso para uma apresentação de 1h20 que começava em poucos minutos. Vimos muita gente super arrumada e chique. A sorte foi que eu estava razoavelmente bem vestida. 
Os cantores e a orquestra eram de arrepiar. Mas pelo preço módico que pagamos, não tínhamos direito a assentos e ficávamos numa área em pé. Apesar do que possa parecer, o perrengue não era tão grande. O lugar onde a gente foi posicionado era bem organizadinho e com boa visibilidade do palco. 
No fim das contas chegamos a conclusão que opera não é muito a nossa praia. Mas que a experiência como um todo valeu muito a pena, não podemos negar. 





Neve!!!
Fechamos a noite com um passeio mais demorado pela feirinha da Rathausplatz e foi muito emocionante quando os primeiros floquinhos de neve começaram a cair do céu. Muita felicidade!



Terceiro dia...

Palácio de Shobrunn
Nosso último dia começou cedinho e foi bem corrido para dar tempo de fazer tudo o que estava programado. A primeira parada – quer nos tomou uma manhã inteira - foi o Palácio de Shobrunn, que dizem ser o mais imponente e deslumbrante dos palácios de Viena.
Apesar do interior ser grandioso, me diverti mais fazendo fotos do lado de fora. Deve ser realmente uma atração maravilhosa de se visitar, mas para ser bem sincera, não me impressiono tanto com lugares assim. Sei lá, devo ter algum problema rsrs. E ainda tive a sensação de que gostei mais do Palácio de Madri. Oh well...



Roda gigante do Prater
A próxima parada foi o Parque Prater, onde fica a famosa roda gigante, de cabines vermelhas e com capacidade para diversas pessoas. Apesar de super antiga e de permitir uma vista bacana da cidade, acho dispensável caso seu tempo esteja escasso. Dali fomos para a Karlskirche (Igreja de São Carlos), onde rezei um pouco antes de seguirmos para o Stadtpark


Stadtpark
O Stadtpark local é interessante, e se você estiver com crianças é boa opção de passeio. Mas estava bem vazio quando chegamos, talvez por conta do frio ou do horário, perto do fim da tarde. No interior do parque fomos conferir a célebre estátua dourada Johann Strauss Monument, em homenagem ao prestigiado compositor austríaco. O monumento cor de ouro é super bonito e o parque também, mas creio que seriam ainda mais bacanas num dia de sol. 




Compras!!!
Como era nosso último dia e a viagem já estava em sua reta final, resolvi me dar ao luxo de fazer umas comprinhas. Voltamos para a Stephansplatz e percorremos as ruas boas para compras, entre elas a conhecida Kärntner Straße, onde ficam diversas lojas de roupas e acessórios. Tem Zara, Forever 21, Louis Vuitton, Rolex, Douglas... 



Confeitaria Demel 
Depois de um dia inteiro de turistagem frenética e algumas compras, fechamos nossa ultima noite na elegante (e cara!) confeitaria Demel e nos esbaldamos no cheesecake de morango e no apfelstrudel.


Take a note…

A cidade é bem servida de transportes públicos

Não me aprofundei muito sobre a gastronomia austríaca, mas vale experimentar o schnitzel, a torta Sacher e o apfelstrudel.

Pertinho da Stephansdom (Catedral de São Estevão) fica uma loja de doces, biscoitos e chocolates concorridíssima, a Manner. Os preços são bem razoáveis e os produtos - made in Áustria - ótimos para presentear. 

Ficamos hospedados no Hilton Vienna Plaza, reservado por lance no Priceline. Apesar da categoria e da marca, não indico. O quarto precisava de remodelagem urgente, o pessoal da recepção era antipático, não havia internet grátis para os hóspedes nem mesmo nas áreas comuns. E a localização (apesar de não ser ruim) também deixa a desejar. Não gosto de usar o blog para ficar esculachando com os outros, mas foi decepcionante, já que era o hotel mais chique da nossa viagem e o que mais nos desapontou :(. 

Viena é uma cidade com infinitas opções de lazer, muito rica culturalmente, bonita e estruturada. Não posso dizer que foi minha favorita. Acho que fazia uma idéia diferente, mais romântica, do lugar. Mas amei ter conhecido e vivi momentos incríveis com direito a neve e tudo.   



9 comentários:

  1. já tava com saudade dos seus posts, Paulinha!!
    beijo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu tento escrever decentemente e dar informações corretas, acabo tendo mt mais trabalho.... Por isso a demora!!!
      Bjssss

      Excluir
  2. Que lugar bonito que é Viena, né! As fotos estão incríveis, as com neve então, são algo de tão lindas!

    Agora, escolher hotel é sempre uma surpresa, né! Por mais que a gente avalie, leia comentários de quem já foi, cada experiência é única... O bom é que geralmente se passa mais tempo nas ruas, passeando, do que no hotel, então tendo uma caminha boa, um chuveiro bom e roupas de cama limpas já me satisfaz... Agora, cara azeda dos atendentes e wifi paga num momento tão tecnologico não dá mesmo! hehe!

    Estava com saudades de passar aqui e ler com calma teus posts... viajo junto!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nine, q bom falar com vc! A cidade é linda mesmo. Vale conhecer!
      Qt ao hotel o q me chateou foi o tratamento e o descaso. Chegamos a desconfiar de q a atitude tivesse a ver com o fato de termos reservado por lance do Priceline, logo eles sabiam q estávamos pagando abaixo do preco normal.
      Enfim... Nem tudo q brilha é ouro...
      Bjssss

      Excluir
  3. A cidade parece ser lindíssima, fiquei com vontade de conhecer após assistir "Antes do Amanhecer"... Ótimo post...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ednilsom!
      A cidade realmente é de cair o queixo. Mt bonita, limpa, organizada. É bem turística, possui lindas igrejas cristãs.
      Esse filme também me inspirou a ir para Viena. Tenho outras cidades favoritas na Europa, mas acho que sempre vale conhecer uma cultura diferente.
      Abraços

      Excluir
  4. Ah, Viena... acho que é um dos destinos mais gostosos por onde já fomos..

    Viena - dicas de roteiros!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu amei ter conhecido Viena. Não esta no meu top 10 de lugares favoritos. Mas eu curti e reconheço a beleza do lugar!
    Bj

    ResponderExcluir