domingo, 6 de janeiro de 2013

Lisboa – Onde comer






Eu considero Portugal como sendo a “Europa Possível”. É o seguinte: eu conheço muita gente que sonha em ir para o continente, mas não sabe bem como se planejar, morre de medo dos gastos em euro, crê que tudo lá é demasiado caro e por aí vai... Mas, em se tratando da terra de Saramago, não há muito o que temer.

Também tinha esse receio, afinal, aqui em casa não tem nenhum rico. Para conseguir viajar a gente economiza – e muito – durante vários meses. Sem falar que até uns 7 anos atrás não tínhamos muita experiência em viagens internacionais. Começamos de mansinho pelos países sulamericanos, depois passamos pelos EUA, para finalmente chegarmos a Europa.

Foram dois mochilões de um mês cada, sendo que no último, incluímos Lisboa. Dos cinco países do roteiro, Portugal foi o mais barato. Pagamos apenas 69 euros por noite no super digno Íbis Liberdade, todas as igrejas que visitamos tinham entrada gratuita (coisa rara na Europa), o ticket de metro e das atrações em geral eram muito em conta. Assim, sobrava dinheiro para explorar o melhor de tudo: a comida!

Em Lisboa tivemos a oportunidade de experimentar o que há de bom na gastronomia portuguesa. Bacalhau de tudo que era jeito, pastel de Belém todos os dias, pães e azeitonas de todos os tipos, sem falar nos queijos, um mais gostoso que o outro.

Por essas e outras eu acho que Portugal é a Europa acessível, possível. Ah! E deliciosa, claro.

Onde comer (eu fui e indico):

Solar dos Presuntos: concorrido e de ótima qualidade, fica ao lado do Elevador do Lavra. Porções grandes e entrada ótima. Meu favorito.

Queijo do Azeitão no Solar dos Presuntos: 
durinho por fora e derretido por dentro

Bacalhau com batatas do Solar dos Presuntos   


Cervejaria Trindade: apesar do nome remeter a idéia de beber cervejas e beliscar, o lugar está mais para restaurante mesmo. Comida muito boa. Amei!

Cervejaria Trindade: mais bacalhau!

Bacalhau à Bras, da Cervejaria Trindade    


Casa do Alentejo: o lugar me pareceu um pouco decadente. Meu prato estava médio, mas meu marido gostou do dele. Por ser um espaço tradicional, achamos que valeu a pena conhecer.

Jantar na tradicional Casa do Alentejo

Casa do Alentejo


Hard Rock Café Lisboa: tá bom, eu sei que não é o lugar que espera ir numa cidade onde a gastronomia local é o seu grande trunfo. Mas... era nossa única opção para almoço. Fomos logo na chegada, quando estava tudo fechado, perto das 16 horas. Gostei bastante, o ambiente é uma beleza e o padrão de qualidade de sempre.

Café Restaurante Martinho da Arcada: na linda Praça do Comércio, comida gostosa e bom atendimento. Eles servem umas mini porções então a gente pode experimentar duas, três variedades de prato sem culpa.

Bolinhos de bacalhau do Martinho da Arcada

Mini porção de sardinhas fritas no Martinho da Arcada

Martinho da Arcada: qualidade e boa localização 


Pasteis de Belém: acho que 10 entre 10 pessoas indicam esse lugar. A fila na porta espanta, mas não desista, porque ela é formada por gente querendo levar comidinhas para viagem. Arrumar uma mesa não é tão difícil assim. Os pasteis de Belém, receita carro chefe da casa, são deliciosos assim como os bolinhos de bacalhau e pasteis de carne.   

Fila enorme na porta da Pasteis de Belém  

O pastel de Belém do local é realmente campeão


Portugália Balcão: rede de fast food 100% portuguesa. Serve menus com pratos típicos combinados com cerveja ou refrigerente. Bom, bonito e barato.

Sanduba de bife com presunto e fritas na Portugália 

Bife com fritas e ovo frito na Portugália 


A Padaria Portuguesa: Nessa charmosa padaria/confeitaria eu experimentei o pão de Deus pela primeira vez e adorei.  

A Padaria Portuguesa: lindinha e gostosa 


A Brasileira: O interior desse café no Chiado é uma graça. As mesinhas do lado de fora dividem espaço com a estátua do escritor Fernando Pessoa, freqüentador do local. Achei o pastel de Belém apenas bom. 

Pastel de Belém do A Brasileira


Manteigaria Silva: Essa deliciosa delikatessen fica bem pertinho da Praça da Figueira, numa área super turística. Nós passamos em frente e não resistimos em entrar. O atendimento foi excelente, experimentamos cada coisa maravilhosa e ainda levamos outras para comer no hotel.  


Manteigaria Silva: o paraíso dos queijos


Frios deliciosos da Manteigaria Silva e pães 
tudo de bom da A Padaria Portuguesa