sábado, 2 de março de 2013

Onde comer em Madri

Museo Del Jamón

Museo Del Jamón

Museo Del Jamón

Chocolateria San Gines

Chocolateria San Gines

Chocolateria San Gines

Sobrino de Botin

Sobrino de Botin

Sobrino de Botin

Mercado San Miguel

Mercado San Miguel 

Museo Del Vino

Cerveceria 100 Montaditos


Para mim, Portugal é imbatível no quesito gastronomia. De todos os países que eu tive a oportunidade de conhecer na Europa, foi lá que tivemos os melhores almoços/jantares, pagando preços mais do que justos. Mas seria muito desperdício não dedicar um post as delícias espanholas.

Ao contrário de Lisboa, onde a gente fazia aquelas refeições mais longas, com tudo a que tínhamos direito, em Madri (e também em Barcelona) a gente descobriu o prazer de beliscar aqui e ali, experimentar coisas novas, beber sangria.

As tapas, espécie de tira gostos de todos os tipos (sanduíches, queijos, frutos do mar, espetinhos) em tamanho mini enchem os olhos. Os espanhóis muitas vezes almoçam e jantam essas gostosuras ao invés de um tradicional prato de comida. E o mais estranho: em pé.

Seguem minhas dicas de gastronomia em Madri. Se tivesse que escolher apenas  4 ficaria com o Sobrino de Botim, o  Museo Del Jamón, a Chocolateria San Gines e o Mercado San Miguel. 

Espero que gostem!

Sobrino de Botin
O mais antigo restaurante do mundo, segundo o Guiness Book. O ambiente é aconchegante, nada pretensioso, e com uma comida típica espanhola maravilhosa. Na hora de ir embora, o garçom entrega o cardápio ao cliente como presente de recordação.   

Museo Del Jamón
O paraíso dos presuntos, como o nome já sugere. No happy hour, fica lotado de espanhóis bebendo e beliscando em pé, no balcão. O Museo Del Jamon serviu de cenário do filme Carne Trêmula, de Almodovar. Experimente no restaurante do andar de cima uma ración (porção de presuntos e/ou queijos) e os famosos bocadillos (sanduíches feitos com os frios que dão fama ao lugar).  

Chocolateria San Gines
Os churros com chocolate quente são realmente uma delícia. Experimentei outros churros na cidade que não chegaram nem perto dos da San Gines. Super sequinho e dourado, o doce é servido numa espécie de salão de chá antigo que é uma graça.

Museo Del Vino
Eles oferecem menus com entrada, prato principal e sobremesa a um preço amigo. Fica numa área bem turística, então vive lotado. A comida era gostosa, nada excepcional.

Mercado San Miguel
Um dos meus lugares favoritos de Madri. Fomos num final de semana, então pode-se imaginar a loucura que estava. Bastante gente (turistas e locais) lotava os espaços do Mercado. Me lembrou o Chelsea Market, em Nova York, mas gostei bem mais do San Miguel. Prepara-se para muito vinho, sangria, espumante, doces e salgados. 

Cerveceria 100 Montaditos
Se você esta com pouca grana e quer economizar, este é o lugar! Sanduíches pequenos de vários sabores, batatas chips e cerveja gelada compõem o cardápio. Vários restaurantes espalhados pela cidade.

Home Burguer Bar
Vende hambúrgueres gourmet. Nem tão gordurosos e com ingredientes mais frescos. Levantam a bandeira do ecologicamente correto e utilizam produtos que chegam diariamente ao restaurante. Tem uma filial bem pertinho do hotel Íbis Styles Madrid Prado.

La Cabana

Restaurante tipicamente argentino. Depois de tantas tapas e belisquetes, sentimos falta de um jantar mais completo. Super bem localizado e delicioso. 

DiBocca
Restaurante de rede. Algo do tipo Olive Garden. Cardápio essencialmente italiano, então fácil de agradar a todos. A comida é gostosinha, o ambiente bacana e o preço bem em conta.