quarta-feira, 3 de abril de 2013

Feriado em Praia de Pipa






Eu sou neta de um alagoano e de um pernambucano. Minha primeira viagem de avião, aos 7 anos de idade, foi para o Nordeste. Praticamente todas as férias em família tinham essa região como destino. Então, apesar de amar esse bom e velho sotaque carioquês que vos fala (ops, escreve!) e todas as dores e delícias do meu sudeste querido, tenho que confessar que metade do meu coração é nordestino. 

Gosto tanto de lá que nas vezes em que tenho a oportunidade de passear um pouco pelo Brasil, seja em feriados ou em alguns dias de folga, minha primeira opção é sempre a mesma: o Nordeste. Difícil resistir...





Nesse carnaval usamos nossas milhas Smiles e seguimos rumo a Praia de Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Eu estive no lugar com meu marido em 2009, mas como nossa base era em Natal, apenas passávamos o dia e voltávamos ao fim da tarde. Também tinha passado 1 dia em Pipa em 1996, com meus pais e irmãos.


Dessa vez queríamos ficar em Pipa direto. Escolhemos a Pousada Morada dos Ventos por conta do preço que cabia no nosso bolso e das excelentes resenhas no Trip Advisor. Foi tudo ótimo. A pousada é super bonitinha, com uma área externa excelente. Ficamos no quarto mais simples. Achei que faltou aquele toque de charme, mas nada que afetasse muito a minha avaliação.   

Em Pipa aproveitamos para descansar bastante. O legal é que não precisamos de carro e fizemos tudo a pé mesmo, desde ir a praia até as saídas para jantar. Por falar em jantar, o lugar conta com restaurantes maravilhosos, que servem o melhor da gastronomia brasileira e gostosuras da culinária internacional. Até marca de cerveja artesanal eles já exibem com orgulho.

Como nosso objetivo era desestressar, declinamos dos passeios de bugre pelas praias mais afastadas e dividimos nosso tempo entre a Baia dos Golfinhos (tudo de bom!) e a Praia do Amor, com fim de tarde na piscina da pousada.

Praia do Amor

Baía dos Golfinhos

O mar e eu

Praia do Centro

Praia do Amor


A primeira é menos lotada, mais selvagem, com aquelas falésias de um lado e o mar claro e morno do outro. As grandes estrelas do pedaço, os golfinhos, dão pinta a todo o momento. O difícil é conseguir tirar uma boa foto deles. Já a Praia do Amor é a mais descolada, cheia de espreguiçadeiras e guarda-sóis. O mar é mais agitado, por isso ela é bastante procurada pelos surfistas.

A Praia do Centro não faz meu estilo. Tem muitas mesas e cadeiras plásticas, e ao invés de falésias, de frente para o mar estão umas casas e restaurantes nada bonitos. Sei lá, simplesmente não curto muito...

No nosso penúltimo dia, seguindo uma dica da dona da nossa pousada, a simpática Tânia, fizemos o passeio no trenzinho azul que vai do Centro ao Chapadão. Pagamos bem baratinho e tiramos fotos lindas. Mas aviso logo: é um passeio bem turístico! Éramos os únicos passageiros não integrantes da excursão CVC que lotou o veículo.

Onde ficar:


Morada dos Ventos: Numa escala de 1 a 10 daria 8,5 para essa pousada. O serviço é atencioso, o café da manhã gostoso, a área externa perfeita. Minhas críticas são com relação a localização, que poderia ser melhor, embora não achei que fosse ruim, e ao quarto standard, que apesar de novo e limpíssimo, pede um pouquinho mais de esmero na decoração.

Outras opções: Eu tive a oportunidade de entrar na Tocada Coruja para jantar e me pareceu um luxo. Acho que é a mais exclusiva de Pipa. Outro que também visitei foi o Boutique Hotel Marlin’s e achei bem charmoso. Ainda no primeiro time (das mais caras) está a Sombra e ÁguaFresca, que eu passei em frente algumas vezes e gostei bastante do que vi. Se dinheiro for problema, a Berro do Jeguy, pertinho da Morada, tinha um visual simpático olhando de fora.

Pipa tem tantos restaurantes bacanas, que acho que merecem um post somente para eles. Já já divulgo aqui.