domingo, 7 de julho de 2013

Feriado em Foz do Iguaçu

 




No último feriado de Páscoa estivemos pela primeira vez em Foz para conhecer as tão faladas Cataratas do Iguaçu. Como tínhamos apenas 2 dias inteiros e a manhã de domingo, foi uma baita correria. Mas no fim valeu a pena, principalmente o passeio de barco Macuco Safari, um dos mais legais que fiz na minha vida!

O visual de Foz em si não me encantou muito não. É que por viver numa cidade com alguns bairros super lindinhos como Niterói, meu padrão acaba sendo alto e realmente Foz carece de charme. Nos 2 dias e meio de viagem visitamos o lado brasileiro das Carataras do Iguaçu, a Usina de Itaipu, o Dutty Free de Puerto Iguazu, o Parque das Aves e o Paraguai.




Ficamos hospedados no Hotel Águas do Iguaçu. Não é nenhuma maravilha, mas os quartos pareciam reformados, com banheiro bem novinho e frigobar. O pessoal da recepção era prestativo e o café estava incluído nas diárias.

E o melhor de tudo: o Águas do Iguaçu fica a poucos metros do terminal, de onde saem ônibus para os pontos turísticos da cidade, para o Paraguai e para Puerto Iguazu cobrando passagens super baratinhas.

Cataratas do Iguaçu
Passamos 1 dia em visita ao lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. Eu fiquei realmente impressionada com aquela água toda. É muito poder! Pena que as quedas estavam meio barrentas (parece que tem a ver com a época do ano...). Nosso almoço foi no restaurante Porto Canoas (achei apenas razoável). O Parque Nacional de Iguaçu, onde estão as cataratas, é bastante organizado, com ônibus panorâmicos transportando o visitante.  

Puerto Iguazu - Argentina
Por falar em Puerto Iguazu, não tivemos tempo de conhecer as cataratas do lado argentino. Fomos visitar a cidade de noite para jantar no Acqua (nhoque super gostoso!) depois de uma passada no Dutty Free, que é enorme, mas não é o tipo de programa que me atrai. Para atravessar a fronteira estão sendo aceitas carteiras de motorista e não apenas passaporte ou RG com menos de 10 anos de uso. O que foi muito bom, pois meu marido viajou apenas com a CNH.

Ciudad Del Este - Paraguai
Já Ciudad Del Este, no Paraguai, é o tipo do lugar que não prima pela beleza. Caótico, feio, sujo, é o retrato da desordem. Estava muito calor e cheio, então ficamos apenas algumas horinhas, depois de atravessarmos a Ponte Internacional da Amizade. Andamos por entre aqueles camelôs, fomos até mega loja Monalisa, ao Shopping Del Este e nos mandamos de ônibus de volta a Foz.
Meus cunhados compraram perfumes, acho que a bons preços. E, para quem gosta, eu vi produtos da Victoria’s Secret aos montes e com preço bem mais em conta do que no Dutty Free de Puerto Iguazu (no shopping, tudo certinho, nada de falsificações!). As colônias e hidratantes estavam pouca coisa mais caro do que nos EUA.



Usina Hidrelétrica de Itaipu
Fizemos a Visita Panorâmica, que tem duração de 1h30min. Começa com um vídeo que conta a historia da usina, importante patrimônio para o Brasil e o Paraguai. Depois os visitantes seguem em um ônibus panorâmico, com guia, para conhecer a barragem e Itaipu como um todo.   





Parque das Aves
Programa bem bacana principalmente para quem tem crianças que precisam ser distraídas. Éramos 4 adultos, mas acho que todos gostamos bastante. Fiquei louca pelos tucanos (parece de brinquedo!) e pelas araras azuis. 




Macuco Sarafi - Lado brasileiro
Foi o ponto alto da viagem. Meu momento favorito. Eu simplesmente amei! Saímos desse passeio de barco com as roupas encharcadas, apesar de estarmos de capa. É super emocionante, não fiquei com medo hora nenhuma, nem senti insegurança com relação ao piloto e ao passeio em si. 




Informações práticas:

Incluímos nas diárias do hotel a compra do Passaporte Iguassu que inclui entradas para: noite Italiana no Hotel Bella Itália (bem fraquinho) + passeio de barco Macuco Safári (maravilhoso) + Parque das Aves (bacana) + almoço no restaurante Porto Canoas (razoável), que fica dentro do Parque Nacional.

O Hotel Águas do Iguaçu fica numa localização centralizada de Foz. Fechamos nossas diárias direto com o hotel, através do chat on line.

Uma outra opção de hotel bem localizado e na mesma faixa de preço é o Best Western Tarobá.

O táxi aeroporto/hotel custou R$45,00.

Para jantar em Puerto Iguazu indico o restaurante Acqua. Meu marido comeu a famosa carne argentina e adorou. Eu, pessoa nada carnívora, fui de nhoque de mandioca. De entrada pedimos empanadas.

Se decidir ir até o Paraguai tente otimizar a visita pesquisando antes em que lojas deseja comprar, pois chegando lá é bastante confuso, cheio de ladeiras e, vai por mim, não é muito legal ficar andando sem rumo certo.