quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Buenos Aires - Roteirinho de 3 noites










Eu escuto e leio muita gente desmerecendo Buenos Aires ou falando mal dos argentinos. Simpáticos ou não, acho que pelo menos eles têm educação, coisa que anda em falta em algumas cidades do meu próprio país (#prontofalei). Aquele costume de comparar BsAs com cidades da Europa me parece um tanto despropositado, mas please, menos daquele ar de “ah, pelamor, a Europa é muito melhor”, que isso é mega cafona.

A verdade é que a capital da nossa vizinha Argentina já viveu seus tempos áureos, de muita prosperidade e crescimento. Infelizmente, a fase agora é outra, o que não quer dizer que Buenos Aires tenha perdido suas qualidades.







Para começar eles são bem patriotas e orgulhosos de sua cultura, o que eu acho super bonito. Eles são os “donos” do tango e da dança mais sexy e linda do mundo na minha opinião. Eles prepararam a melhor carne bovina de que se tem notícia. E o doce de leite, claro. E também são ávidos leitores (basta dar uma olhadinha básica na quantidade de sebos e livrarias na Corrientes).

E mesmo com a economia em baixa e a favelização em alta, os inúmeros cafés portenhos mantêm um certo ar glamouroso e ainda possuem clientela fiel. Em plena segunda-feira praticamente todos pelos quais eu passava em frente tinham várias mesas ou bancos ocupados.






Depois de 8 noites em Bariloche, desembarcamos em Buenos Aires com um roteirinho para 3 noites. A gente priorizou atrações que ainda não conhecíamos como o Teatro Colón (ma-ra-vi-lho-so!!!). A visita guiada foi perfeita, com direito a uma espiada num ensaio que estava rolando para o espetáculo da noite.

Também passamos pela Livraria El Ateneo, na Avenida Santa Fé, adaptada dentro de um antigo (e deslumbrante) teatro. Onde era o palco fica um café e toda a estrutura original parece ter sido preservada. Com certeza vale a visita! Outra dica pouco badalada, mas não menos bacana é o Museo Casa Carlos Gardel, onde o artista viveu.

Estivemos no Café Tortoni para almoçar naquele salão lindo de morrer. E no domingo não resistimos às lojas de decoração de San Telmo, almoçamos na Brasserie Petanque e depois fomos tirar fotografias com a estátua da Mafalda, personagem querida do Quino.








Assistimos ao nosso terceiro show de tango, dessa vez no Piazzolla Tango, na Calle Florida, no subsolo das Galerias Pacíficos. Gostamos bastante, o teatro é super bonito!


Take a note:


Nos supermercados você pode encontrar os mais famosos vinhos argentinos a preços excelentes.

Num domingo não deixe de passar por San Telmo, que fica bem animado, com muita música, arte, antiguidade, decoração e gastronomia.

Se você gosta de ler, a Avenida Corrientes é repleta de livrarias e sebos.

Também na Corrientes há diversas lojas onde se pode adquirir CDs de tango a ótimos preços para levar para casa.

Outra loja bacana nessa mesma rua é a da Arcor, marca de chocolates, balas e doces em geral. Não acho que o chocolate deles seja maravilhoso, mas a loja é uma graça e eles oferecem bastante opção.

Dê preferência a rádio taxis chamados pelo seu hotel. É bem mais seguro contra golpes e cafajestices muito comuns à essa profissão em Buenos Aires.

Marcas de alfajor que eu acho gostosas: Havana, Negro e Jorgito. E de doce de leite: La Salamandra e Havana.

Na Calle Florida tem uma loja chamada Todo Moda, uma perdição para quem tem filhas ou sobrinhas. São dezenas de pulseiras, bolsinhas, enfeites de cabelo, artigos de papelaria, esmaltes, etc... E para as marmanjas também são muitos os acessórios, bijous, maquiagens, bolsas e até aquelas galochas plásticas bem estilosas.