domingo, 1 de fevereiro de 2015

Bogotá














Terra da Shakira, da Sofia Vergara e do genial Gabriel Garcia Marquez, a Colômbia vem se consolidando como uma trend destination. Por mais que Cartagena estivesse lá há tempos toda linda à nossa espera, o turismo tem dessas coisas e pelo que eu pude notar faz relativamente pouco tempo que o país ficou "na moda" entre brasileiros.
A cidade murada era meu principal motivo para viajar à Colômbia, mas não queríamos deixar de fora sua capital que hoje é segura, desenvolvida e cheia de coisas bacanas para se fazer.
Museo del Oro: é realmente incrível como eu tinha lido em todos os lugares. Fundado nos anos 30, é considerado um dos maiores e mais ricos museus do ouro do mundo. O café de lá é uma delícia. Domingo a entrada é gratuita!







Artesanato: grudadinhos do Museo Del Oro existem 2 mercados de artesanato bem legais. Eu adoro artesanato, mas não é qualquer lugar que apresenta artigos bacanas. E a Colômbia faz bonito na minha opinião. Além dos enfeites para casa, jóias com as famosas esmeraldas colombianas, bolsas com estampas típicas e produtos gourmet feitos com café podem ser encontrados por ali.








  
Mercado de Usaquém: acontece aos domingos, no bairro de Usaquém. Tem entrada gratuita e vende desde comidas até artesanatos. O que mais gostei foi das lojinhas e restaurantes perto de onde acontece o mercado. Fica cheio e com uma ótima vibe. 




Zona Rosa: a região mais bonita de Bogotá para mim. Tem boas lojas, restaurantes ótimos, ruas só para pedestres. Seu miolinho, a Zona T, é bem gostoso para passear.




Museo Botero: dedicado às obras do mais importante artista plástico da Colômbia, Fernando Botero. Exibe pinturas e esculturas de pessoas e animais. Famoso pelas imagens de personagens gordinhos. Fica num lindo edifício. Gratuito!





Casa de la Moneda: também interessante e num belo prédio. Ao lado do Museo Botero, então sugiro deixar para conhecer os 2 no mesmo dia. Gratuito!



Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez: quase em frente às 2 atrações acima. É um espaço onde acontecem eventos culturais e que abriga uma enorme livraria com títulos de diversos artistas e é claro do escritor que deu nome ao lugar. Há uma hamburgueria El Corral e um Café Juan Valdez anexos ao CCGGM. Gratuito!




Cerro Monserrate: o visitante pode subir durante o dia ou à noite, de funicular ou de teleférico. A gente escolheu o passeio noturno para curtir a iluminação da cidade e do seu mais alto edifício, a Torre Colpatria.





La Candelaria: é o Centro Histórico de Bogotá. Ali estão concentrados vários pontos de interesse da cidade, como a Catedral Primada (na enorme Praça Bolívar), a Igreja de São Francisco, o Museo Botero, o Musel del Oro… Tem ruas super charmosas, com antiga arquitetura espanhola. Porém, há trechos precisando de um trato urgente.










Plaza Chorro de Quevedo: reduto dos hippies, reúne em seu entorno hostels, estúdios de tatuagens, cafés. É uma pracinha simpatica, em La Candelaria.







Catedral de Sal: fica fora de Bogotá, mas bem pertinho da capital, em Zipaquirá. É passeio imperdível na minha opinião. Trata-se de uma igreja Católica Romana subterrânea e construída em túneis de minas de sal. Lugar único, muito diferente de tudo o que você já viu. Há visitas guiadas em espanhol e inglês. Como chegar: combinando ida e volta com taxi ou por transporte publico. Optamos por ir por nossa conta utilizando o Transmilênio e um ônibus de viagem e foi beeeem mais barato e super tranqüilo.





XOXO