quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Varadero - Cuba





Tenho bem pouco para escrever sobre Varadero. Nas 5 noites em que estivemos por lá, passamos praticamente 100% do tempo nas dependências do hotel e na praia em frente. Veja bem, eu não gosto desse tipo de viagem, e é uma das razões para eu nunca ter ido a lugares como Punta Cana por exemplo. Mas, uma vez estando em Havana, achamos que valia a pena a rápida viagem de carro para ir conhecer o famoso mar azul turquesa de Cuba e, de quebra, relaxar por uns dias.

Ficamos no Meliá Sol Palmeras. Não era o mais chique da rede hoteleira espanhola, que impera em Varadero. É um 4 estrelas all inclusive (argh), lotado de canadenses e bem pé na areia. Já na chegada fiquei passada ao descobrir que nosso quarto na verdade era um chalé bem distante da sede do hotel. Num lugar com pouca coisa para se fazer, queria ficar pertinho da piscina, dos bares, da academia, do acesso à praia. Enfim… o erro foi meu por não ter pesquisado direito.





Nosso chalé tinha sala e era bem espaçoso e limpo. Mas a decoração estava um pouco datada. O staff, em especial os garçons e bartenders, era prestativo e educado. Então, nem pensava duas vezes em distribuir minhas humildes gorjetas em euros para quem merecia.

Aproveitei bastante a academia para dar minhas corridinhas básicas e fiz como os gringos, levando livro para ler na beira da piscina. Decansei bastante, mas curti bem pouco a praia, pois era dezembro e ventava demais. A comida, sinto dizer, mas era péssima. Sabe quando você se depara com um buffet enorme, mas em que nada se salva?! Era desse jeito... Um problema recorrente dos hoteis de Varadero, infelizmente. 






Sobre a cidade em si, saí do Meliá apenas para caminhar a beira mar e um outro dia para conhecer um shopping bem pequeno com artesanato cubano. Logo não tenho muito o que contar sobre ela. O mar realmente tem aquela cor maravilhosa que se espera do Caribe. Acho que é um destino interessante combinado com Havana, pela proximidade. Mas, sendo franca, não viajaria para tão longe só para ir até Varadero.